Alimentos Funcionais – Turbine sua alimentação

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Você sabe quais são os alimentos funcionais? Já falamos um pouco sobre os alimentos funcionais na Dieta Funcional, mas você não precisa estar fazendo dieta para adicioná-los na sua rotina alimentar. São aqueles que, além da função nutricional, podem alterar seu metabolismo e produzir efeitos benéficos à saúde. Uma das suas propriedades é prevenir diversas doenças. Descubra como funcionam e conheça alguns alimentos para adicionar na sua alimentação.

foto de prato com alimentos funcionais

Foto: http://www.elhombre.com.br/

O que são alimentos funcionais?

Os alimentos funcionais são ingredientes que proporcionam efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Caracterizam-se por desempenhar um papel importante na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como diabetes e câncer.

Para se beneficiar com as super qualidades desses alimentos, é necessário consumir regularmente. A sugestão é aumentar o consumo de vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação regular, pois grande parte dos componentes ativos se encontram nesses alimentos. Também é importante substituir parte do consumo de carne de vermelha e outros produtos à base de carne vermelha por soja e derivados ou peixes ricos em ômega 3.

Quais são os alimentos funcionais?

Existe uma variedade de alimentos funcionais. Selecionamos os principais alimentos e suas funcionalidades para você adicionar no seu cardápio.

Soja

Alguma substâncias contidas na soja estão relacionadas diretamente à saúde e ao bem-estar da mulher, como as isoflavonas. Elas têm a química semelhante à do estrógeno humano e são conhecidas também como fitoestrógeno. Quando absorvidas, atenuam os sintomas da menopausa e ainda contribuem para a manutenção do sistema nervoso. Além disso, reduzem os riscos de câncer de ovário, útero e mama. Recomenda-se o consumo de 150g ou uma xícara de chá de grãos de soja por dia.

Peixes marinhos

As substâncias encontradas nos peixes marinhos tem ação antioxidadnte, melhoram a gordura do sangue e o funcionamento do sistema imunológico. Eles também ajudam a reduzir a gordura nas veias e artérias, além de baixar os níveis de triglicérides. O ômega 3, presente em abundância nos peixinhos, auxilia na prevenção de aterosclerose, arritmias e infartos. A quantidade recomendada desse alimento é 180g por dia, ou 2 filés pequenos.

Chá verde

Encontramos no chá verde catequinas, que são antioxidantes que trabalham no combate dos radicais livres. O chá também ajuda na batalha contra o Mal de Alzheimer. A cafeína presente no chá ajuda a acelerar o metabolismo, contribuindo para a perda de peso. Ele também melhora a função do sistema circulatório e estudos recentes dizem que o chá pode proteger contra o glaucoma e outras doenças da visão. É recomendado consumir de 4 a 6 xícaras por dia.

Frutas vermelhas

Dentre elas, framboesa, morango e mirtilo são as mais funcionais. São ricas em vitamina C, que mantém a pele jovem e saudável, e também tem ácido elágico, que aumenta a força do sistema imunológico. Essas frutinhas também possuem flavonoides, que tem efeito antioxidante, ajudando no combate aos radicais livres e diminuindo os níveis do colesterol ruim. Você pode comer de 1 a 2 xícaras de chá dessas frutinhas, 300ml do suco ou 1 colher de sopa de geleia por dia.

Aveia

Importante para proteger o coração, turbinar o corpo com minerais e vitaminas e combater o envelhecimento precoce. A aveia contém um tipo de fibra solúvel que reduz a absorção do açúcar e também o nível de colesterol. Ela carrega poucas calorias e gorduras, fornece vitaminas e também tem função antioxidante. A sugestão é consumir 40g de farelo de aveia por dia.

Probióticos

São os micro-organismos adicionados a iogurtes e leites fermentados, que chegam vivos ao intestino, fazendo-o trabalhar com regularidade. Esses bichinhos também auxiliam na saúde do sistema imunológico. Recomenda-se consumir pelo menos, três vezes por semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *