Alimentos que fazem bem: peixes são fonte de ômega 3

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Uma alimentação balanceada é fonte de saúde. Desde pequenos somos ensinados a importância de comer diferentes tipos de alimentos e de manter nossos pratos coloridos para a ingestão de todos os nutrientes necessários. Existe um nutriente muito importante para o bom funcionamento do nosso cérebro, e que muitas vezes acaba sendo esquecido na hora das refeições: o ômega 3.

Alimentos com ômega 3

Encontrado principalmente em peixes, no azeite de oliva, castanhas e nozes, na rúcula, brócolis e espinafre, os benefícios do ômega 3 estão associados ao desenvolvimento cognitivo, melhorando o raciocínio e a memória. Esse nutriente também diminui o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares e ajuda a aumentar a absorção do cálcio. Uau, não é?!

Que tal incluir ao cardápio alguns pratos ricos nesse nutriente?

 

Pescados que contêm ômega 3

Salmão contém ômega 3

Encontrado em peixes como arenque, sardinha, atum, salmão e em peixes de águas profundas, o ômega 3 concentra-se em maior quantidade na pele desses pescados, portanto, o melhor é que ela não seja retirada.

Outro cuidado importante é em relação ao preparo do prato. Opte por receitas de grelhados ou cozinhe o peixe. Evite fritar os pescados, pois a fritura pode comprometer as propriedades do ômega 3.

O atum, por exemplo, fica uma delícia se preparado com macarrão ou então como prato principal, como o atum selado ao teriyaki. Já a sardinha é uma delícia quando preparada em assados, como rosquinhas, pãezinhos e pizzas.

 

Outras fontes de ômega 3

Linhaça e azeite de oliva contém ômega 3

Além dos peixes, o ômega 3 também pode ser encontrado em outros alimentos, como:

  • brócolis;
  • espinafre;
  • rúcula;
  • semestre de linhaça;
  • nozes;
  • azeite de oliva.

Esses alimentos são muito fáceis de serem adicionados ao cardápio diário e podem ser preparados como salada. O brócolis e o espinafre também ficam ótimos em tortas ou então misturados ao macarrão. E por que não misturar os pescados com os vegetais? Você preparar uma super salada com brócolis, couve-flor e atum, ou então um prato mais elaborado, como um crepe de atum e espinafre.

Ficou com vontade? Então mãos à obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *