Como começar uma dieta saudável

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Muitas pessoas desejam mudar seus hábitos alimentares para perder peso, mas não sabem como começar uma dieta saudável. Muito mais do que cortar refrigerantes e frituras, para perder peso com saúde é preciso mudar o modo de pensar e incluir na rotina diversos hábitos que reforcem esse novo estilo de alimentação, que deve ser mantido por toda a vida.

como começar uma dieta saudável

Que tal dar o pontapé inicial e mudar seus hábitos alimentares? Separamos algumas dicas para te ajudar a saber como começar uma dieta saudável – e nunca mais desistir no meio do caminho.

 

1. Comece uma dieta saudável aos poucos

 

Se você não é lá muito adepto da vida saudável, talvez o melhor seja começar aos poucos. As chances de você se adaptar são maiores, bem como a possibilidade de desistência diminuir. Comece reduzindo as quantidades de alimentos calóricos, como doces e frituras, e vá aos poucos adotando alimentos naturais.

 

2. Pratique exercícios físicos leves

 

Assim que estiver se adaptando aos hábitos alimentares saudáveis, comece a praticar exercícios físicos – mas nada de atividades intensas e que vão te deixar com ainda mais fome. Opte por exercícios moderados, como fazer caminhadas e andar de bicicleta. Além de ajudar na perda de peso, esse novo hábito também faz bem para o coração e mantém sua saúde em dia.

 

3. Para emagrecer com saúde, coma muito!

 

Já não é mais nenhuma novidade que para emagrecer com saúde é preciso comer várias vezes ao dia, mas é sempre importante relembrar. Fazer diversas pequenas refeições ao longo do dia acelera o metabolismo e controla o nível de glicose no sangue, o que ajuda a evitar o desejo por doces e a fome descontrolada.

Para uma dieta saudável, nada de passar fome. Coma bastante, mas divida as porções em 6 refeições ao longo do dia, contando com: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, janta e lanche da noite – essa última apenas se você ainda estiver com fome.

 

4. Adote um cardápio saudável e variado

 

Mas de nada adianta fazer 6 refeições ao longo do dia se elas não forem saudáveis, não é? Além de reduzir as porções de cada uma das refeições, é importante incluir alguns alimentos e restringir outros, como os que a gente indica abaixo:

  • Corte os refrigerantes do seu cardápio.
  • Troque alimentos fritos por grelhados, assados ou cozidos.
  • Dê preferência a produtos orgânicos e diminua ao máximo o consumo de industrializados.
  • Evite alimentos feitos com farinha branca, dando preferência às farinhas integrais.
  • Troque os doces da sobremesa por frutas.
  • Substitua o pão francês pela tapioca – só tenha cuidado com os recheios, que não devem ser muito calóricos.
  • De preferência, coma de 3 a 5 porções de frutas por dia.

Além disso, outra dica para manter uma dieta saudável é evitar comer em frente à TV ou computador. O ideal é que as refeições sejam feitas em um local calmo e que sua atenção esteja voltada para o ato de comer, o que faz com que você se sinta saciado mais rapidamente – mesmo comendo menos.

 

5. Comece as refeições pelas proteínas e fibras

 

Que tal comer um pratinho de salada antes de sair devorando toda a comida do prato de almoço ou janta? Começar pelos alimentos mais saudáveis e ricos em proteínas e fibras faz com que você fique saciado mais rapidamente. Ou seja, quando chegar nos carboidratos, você já não terá mais tanta fome e talvez nem coma toda a porção de arroz (ou outros carboidratos) do seu prato.

Agora que você já sabe como começar uma dieta saudável, é hora de partir para a ação! Aqui no blog você encontra muitas outras dicas para perder peso com saúde, incluindo dicas de como comer menos e melhor, além de diversos cardápios saudáveis para você seguir, como a dieta funcional, por exemplo. Confira e foco no objetivo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *