Dicas para começar a correr da maneira certa

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

A corrida é um dos esportes que possui mais adeptos, seja no Brasil ou no resto do mundo. Nos dias de hoje, não é qualquer um que tem tempo para praticar exercícios em uma academia. Nesses casos, a corrida é ideal: pode ser praticada nas manhãs, fins de tarde, noites; enfim, no horário que você estiver disponível.

Correr traz muitas melhorias à sua saúde: redução de peso, de colesterol, ajuda na distribuição do sangue pelo organismo, aumento da capacidade respiratória, da força e firmeza muscular. Além disso, reduz o estresse diário, a depressão e melhora o padrão do sono, da memória e do humor, contribuindo muito para a melhora da qualidade de vida e aumento do bem-estar.

Como começar a correr

 

Porém, não é sempre que a corrida é apropriada. É essencial procurar um médico ou especialista antes de começar a praticá-la. Eles estabelecerão os limites cardiorrespiratórios para que a atividade seja feita com segurança. Aqui vão mais alguns conselhos para os iniciantes na prática desse belo esporte.

Como iniciar a prática

Para começar a prática da corrida, opte pelas caminhadas. Cerca de trinta minutos três vezes por semana são ideais para os iniciantes. Quando sentir que seu organismo se acostumou com o exercício, comece a alternar a caminhada com a corrida (cinco minutos de caminhada e dois ou três de corrida). Para quem é sedentário ou está com acima do peso, é indicado manter a caminhada nas primeiras quatro ou seis semanas. Correr nessas condições pode sobrecarregar os músculos e as articulações, principalmente dos joelhos.

Como escolher as roupas

São recomendadas roupas de tecidos leves e confortáveis, que se adaptem ao formato do corpo e deixem o suor passar. Em dias de sol, o uso de boné pode ajudar. A escolha do tênis é importantíssima: adquira um produto próprio para corridas, com sistema de amortecimento e de preferência um número maior que o seu, já que os pés podem inchar durante o treino. O ideal é trocar o calçado, em média, a cada seis meses.

Cuide da alimentação e da hidratação

O consumo de alimentos leves e sem gordura, como as frutas, é altamente recomendado por especialistas. Estes devem ser ingeridos de uma hora e meia a duas antes da atividade física. Carboidratos de baixo índice glicêmico também são indicados, já que evitam a queda da taxa de glicose no sangue. Após o treino, torrones e barrinhas de cereal ajudam a repor os nutrientes. Já a hidratação deve ser reposta durante e após o treino, pois a falta de água no organismo pode causar tonturas, desmaios e acelerar os batimentos cardíacos.

Crie uma rotina de treinamento

O planejamento das suas corridas também é muito importante, já que a prática regular é fundamental para manter o condicionamento físico já adquirido. Estipule um horário, tempo de prática, exercícios de aquecimento, alongamentos, locais e siga essas pequenas regras. Existe um site que gera planilhas de treino de acordo com o tempo que você já treina e seus dados físicos, como altura, peso, etc.

E o mais importante: divirta-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *