Dieta da Zona – A mais famosa de Hollywood

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Famosa entre os atletas e artistas nos Estados Unidos, a Zone Diet ficou conhecida no Brasil como Dieta da Zona. A dieta tem o objetivo de equilibrar e estabilizar o nível de insulina e outros hormônios ligados à alimentação e emagrecimento, sem uma mudança muito radical nos hábitos alimentares. Conheça os detalhes sobre a dieta, quais seus efeitos no organismo e sugestões para suas refeições equilibradas.

foto de prato da dieta da zona
Foto: static.becomegorgeous.com

Dieta da Zona – Principais efeitos

A Dieta da Zona foi desenvolvida para manter a insulina em uma zona de equilíbrio combinando tipos e quantidades de carboidratos e proteínas. Com essa combinação em todas as refeição, manteria estável o nível de insulina no organismo, queimando gordura, ao invés de armazenar.

Para estabilizar os níveis de insulina, foi criada uma combinação de nutrientes, que deve ser observada em todas as refeições: 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gorduras. É muito importante que em cada uma das cinco refeições que você deve fazer ao longo do dia tenha essas proporções nutritivas e que não tenha um espaço de mais de 4 a 5 horas entre uma refeição e outra. Isso também serve para que se mantenham estáveis os níveis de glicose no sangue.

O resultado desse controle é a queima de gordura e um corpo saudável, devido a alimentação saudável e balanceada. A dieta também promete diminuir a fome, o cansaço e a irritação, aumentar a energia, melhorar o desempenho esportivo e reduzir a probabilidade de desenvolver doenças cardíacas, câncer e diabetes.

Dieta da Zona – Como fazer

Para seguir a Dieta da Zona, você deve seguir a proporção 40:30:30, respectivamente para carboidratos, proteínas e gorduras, em todas as suas refeições. Além disso, você deve realizar três refeições principais e dois lanches durante o dia.

Os alimentos permitidos e indicados durante a dieta são os mais variáveis, com poucas restrições. Nos 40% da sua refeição destinada a carboidratos, o indicado é, principalmente, frutas e legumes de baixo índice glicêmico, como cenoura e maçã. Para os 30% de proteínas, é sugerido carnes magras, ovos, peito de peru e iogurtes desnatados. Já nos 30% de gorduras, prefira pela ingestão de gorduras boas, como as presentes no salmão, atum, óleo de linhaça, amêndoa, castanha de caju e gergelim.

Sugestões para refeições

Nem sempre sabemos como balancear nosso prato. Para isso, separamos algumas opções de refeição para você se basear.

Café da Manhã

1 copo de leite semidesnatado batido com uma fatia de manga e 1 colher de sobremesa de farelo de aveia OU 1 copo de iogurte batido com frutas vermelhas OU 1 copo de suco de frutas com aveia e mel.
+
2 fatias de pão integral com uma camada fina de manteiga OU 1 pão francês integral sem miolo com mussarela de búfala OU 3 torradas integrais com geleia rica em fibras OU 1 fatia de bolo de maçã com canela integral.

Lanche da manhã

1 copo de suco de soja do sabor de sua preferência com 1 colher de sopa de colágeno parcialmente hidrolisado OU 1 taça de salada de frutas com 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça
+
2 castanhas-do-pará OU 1 colher rasa (sopa) de amendoim torrado em casa (sem sal).

Almoço

Verduras cruas à vontade, temperadas com 1 colher de sopa de azeite de oliva, pouco sal e limão ou vinagre balsâmico.
+
1 colher grande de arroz integral OU 1 xícara (chá) de macarrão integral.
+
1 concha de tamanho médio com feijão preto OU grão-de-bico OU lentilhas.
+
1 porção média (tamanho da palma da mão) de alcatra empanada em clara de ovo e flocos de aveia, assada OU frango assado OU filé de peixe empanado em aveia e fubá OU carne moída refogada com proteína de soja texturizada.
+
1 porção de brócolis com raspas de amêndoas OU espinafre refogado com alho OU cenouras al dente com nozes picadas.
+
1 laranja-lima OU 1 manga OU 1 fatia de abacaxi.

Lanche da tarde

1 copo de suco de soja OU 1 xícara de chá misturado com 1 colher de sobremesa de colágeno parcialmente hidrolisado OU 30 gramas de chocolate com 60% de cacau ou mais.

Jantar

1 porção de salada ceasar com frango desfiado e croutons OU salada verde com frutas picadas e molho de azeite e vinagre balsâmico OU salpicão de frango defumado com maionese light, repolho branco e uvas-passas.
+
1 pedaço de quiche integral feita com uma mistura de cogumelos shiitake, shimeji e paris OU omelete recheada de tomate picado, palmito e escarola refogada.
+
1 porção de carpaccio de banana com canela e cacau em pó OU frutas frescas OU 1 fatia de bolo integral de chocolate.

 

Você tem dificuldade para fazer dietas? Conheça a Dieta Vigilantes do Peso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *