Dieta Metabólica ou Dieta do Metabolismo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Metabolismo pode ser definido como a transformação de caloria em energia no organismo, utilizada para realizar funções vitais no corpo. Ao acelerar o metabolismo, acelera a queima de gordura. Essa é a ideia básica da dieta metabólica ou dieta do metabolismo. Confira a seguir como fazer uma dieta metabólica e um cardápio com várias opções.

foto da dieta metabolica

Foto:  http://mdemulher.abril.com.br/

Como funciona a dieta metabólica?

A dieta metabólica leva em consideração uma regra fundamental: manter o organismo sem longos períodos de jejum. O cardápio indica 6 refeições diárias, com porções de frutas, legumes e verduras, cereais integrais, carnes magras, lácteos desnatados, bem como fontes de gorduras boas. Também existem alimentos que facilitam a quebra de gordura, como a pimenta, o gengibre, a laranja e peixes em geral. Apesar de ter uma frequência maior de refeições, o tamanho das porções são reduzidas e devem ser balanceadas.

A dieta metabólica não é uma dieta tão radical de emagrecimento rápido, mas, combinando com exercícios físicos diários e seguindo o cardápio, você pode emagrecer até 8kg em um mês com saúde e sem passar fome.

Dieta Metabólica – o que pode comer?

A dieta metabólica estimula o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, que levam mais tempo para seres digeridos, fazendo com que acelere o metabolismo. São eles os grãos integrais, legumes, verduras, frutas, além de proteínas magras, como peixe, frango, ovo, iogurte desnatado, queijos brancos e leguminosas.

Inclua na sua dieta alimentos fontes de gorduras boas como castanhas (do-pará e de caju), amendoim, amêndoa, azeite de oliva extra virgem, nozes, pistache, abacate, sementes de girassol e gergelim.

Deixe de lado os alimentos como arroz branco, açúcares, biscoitos e bolos, exatamente por terem um alto índice glicêmico e serem digeridos muito rapidamente, comprometendo a saciedade.

Dieta Metabólica – Cardápio

Cardápio da dieta metabólica tem 6 refeições diárias com alimentos que aceleram o metabolismo e a queima de calorias. Escolha as opções que mais lhe agrada e dedique-se.

Café da manhã
Opção 1: 2 torradas integrais com 1 colher de sopa de requeijão light + 1 xícara de café.
Opção 2: 2 fatias de pão light de centeio com 1 colher de sopa de requeijão light + 1 xícara de café.
Opção 3: 1 unidade de pão francês com 1 colher de sobremesa de margarina light + 1 xícara de cappuccino light.
Opção 4: 3 torradas integrais + 1 fatia pequena de ricota + 1 xícara de chá com adoçante.

Lanche da manhã
Opção 1: 1⁄2 maçã.
Opção 2: 1 banana.
Opção 3: 1 fatia de abacaxi.
Opção 4: 1 fatia de melancia.

Almoço
Opção 1: 3 colher de sopa de arroz + 2 salsichas + 1 prato de sobremesa salada (vagem, cenoura, tomate, beterraba, milho, cebola, salsinha) + 1 colher de sopa de maionese light.
Opção 2: 3 colher de sopa de arroz integral + 1 filé de frango grelhado + 1 pires de salada de beterraba, pepino, tomate.
Opção 3: 6 nuggets + 1 prato de sobremesa de salada de alface, tomate, palmito.
Opção 4: 3 colher de sopa de arroz, vagem e cenouras cozidas mexidas com um ovo, 2 colher de sopa de carne moída + salada de pepino e tomate.

Lanche da tarde
Opção 1: 1 fatia de abacaxi.
Opção 2: 1 tangerina.
Opção 3: 1 maçã.
Opção 4: 4 morangos.

Jantar
Opção 1: mingau de maisena (200ml de leite desnatado, 1 colher de sopa de aveia em flocos e adoçante).
Opção 2: 200ml de leite desnatado batido com 1⁄2 mamão papaia + 1 banana prata+ 1 colher de sopa de granola.
Opção 3: 2 colher de sopa de arroz integral + 1 filé de frango grelhado + 1 concha pequena de feijão + salada verde à vontade.
Opção 4: 1 prato raso de sopa de legumes.

Ceia
Opção 1: 1 gelatina diet.
Opção 2: 2 cookies integrais.
Opção 3: 1 pêra.
Opção 4: 1 damasco.

Tem pressa para emagrecer? Conheça a Dieta Japonesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *