Erva-mate emagrece?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Geralmente servida na forma de chimarrão (amarga e com água quente) ou tereré (com água gelada e, muitas vezes, suco de limão), a erva-mate é muito consumida no Sul e Sudeste do Brasil. Quem aprecia essas bebidas conhece os seus muitos benefícios para o corpo. Mas será que a erva-mate emagrece?

erva-mate emagrece

Muitos especialistas indicam que sim: a erva-mate possui propriedades que auxiliam a reduzir medidas. Na nossa dica de hoje, vamos mostrar o que faz dessa planta uma grande aliada para a sua dieta!

 

Benefícios da erva-mate

erva-mate faz bem - benefícios

Fonte: Verse Treinamentos

 

O hábito de ingerir bebidas a base de erva-mate está ligado às tradicionais “rodas de mate”, que são momentos de confraternização e conversa entre famílias e amigos. Essas reuniões são muito comuns em estados como Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Após diversos estudos, especialistas descobriram que tomar chimarrão ou tereré diariamente, além de unir amigos e familiares, também traz diversos benefícios para a saúde. Isso porque a erva-mate contém grande parte dos nutrientes que o nosso corpo precisa, como vitaminas, sais minerais, proteínas, glicídios e lipídios, além de sacarina, celulose, dextrina e gomas. Por isso, ela é considerada um dos alimentos mais completos.

Uma de suas principais características da erva-mate é o efeito diurético e laxativo, que ajuda a eliminar os líquidos acumulados no corpo e regular o funcionamento do intestino. Estudos recentes também associam seu consumo ao combate de colesterol e diabetes.

Essa erva possui, ainda, importantes propriedades antioxidantes – em níveis maiores do que o chá preto e o chá verde. Isso faz com que ela acabe auxiliando na redução do envelhecimento do sangue, da pele, das células e do corpo em geral.  

Além disso, a bebida com erva-mate pode ser consumida por qualquer pessoa. A única ressalva é para quem possui restrição à ingestão de cafeína ou sofre com hipertensão. Neste caso, é melhor evitar o chimarrão ou então consumi-lo com bastante moderação.

 

Dicas para emagrecer com erva-mate

 

Para quem busca emagrecer, a boa notícia é que a erva-mate age como reguladora de apetite, combatendo fome, fadiga e sede sem trazer prejuízos para o corpo. Além disso, sua composição rica em xantinas (como cafeína e teofilina) estimula o metabolismo, favorecendo a atividade física e mental.

Você também pode aproveitar sua ação termogênica, que estimula o gasto energético e a queima de calorias, para impulsionar o seu treino. Mas, claro, não espere que a erva-mate faça todo o trabalho: a dica é aliar o consumo da bebida com uma dieta de baixas calorias e a prática de exercício físico regular.

Ingerindo cerca de 1,5L de chimarrão ou tereré por dia, junto com a alimentação saudável, é possível eliminar até 2Kg por semana. Experimente consumir a bebida em jejum, logo ao acordar, e alguns minutos antes das refeições.

Teste agora mesmo e você verá: além de muito gostosa, a erva-mate emagrece e faz maravilhas para o corpo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *