Vitamina B12 emagrece mesmo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

É muito comum encontrar complexos vitamínicos e cápsulas que prometem um emagrecimento milagroso por serem fontes de vitamina B12. Mas será que a vitamina B12 emagrece como prometido? A questão é bem polêmica e você já vai entender o porquê.

foto da dieta dos vigilantes do peso

Na verdade, a B12, também conhecida como cobalamina, é uma das nove vitaminas do complexo B, fundamentais para o metabolismo das células. E é justamente essa função que faz as pessoas associarem a vitamina B12 ao emagrecimento, mas como vamos explicar, não é bem assim que este processo funciona.

 

Quais os efeitos da vitamina B12 no corpo?

Antes de tudo precisamos deixar bem claro: vitamina B12 e emagrecimento não estão relacionados, então não adianta sair se empanturrando dessa vitamina para emagrecer. O que acontece é que ela ajuda a metabolizar gordura e proteína, tornando-se uma importante fonte de energia. Resumindo: ela não causa emagrecimento, mas auxilia a desacelerar o ganho de peso.

Porém, não há comprovação desta ação em pessoas que já possuem níveis normais de B12 no organismo. Ou seja, manter os níveis saudáveis de vitamina B12 pode auxiliar na perda de peso, mas apenas quando aliada a exercícios físicos e alimentação equilibrada – portanto, não adianta nada consumir cobalamina “a mais”.

Mas não é porque o fato da vitamina B12 emagrecer é um mito que o seu consumo deixa de ser importante. Ela traz diversos outros benefícios para o corpo:

  • Ajuda a produzir glóbulos vermelhos no sangue, o que auxilia na formação e na reparação das células;
  • Previne a anemia comum e também aquelas causadas por mutações genéticas, como a anemia falciforme e a megaloblástica.
  • Mantém os nervos saudáveis, protegendo-os contra danos.
  • Estudos também indicam que a vitamina B12 auxilia na regeneração dos músculos e previne a depressão.

 

Alimentos com vitamina B12

vitamina b12 - alimentos

Fonte: Your Weight Loss Journey

 

Incluir na sua dieta alimentos ricos em vitamina B12 é essencial para você poder usufruir dos seus benefícios. Carnes vermelhas e brancas, salmão, arroz integral, ovos, leite, frutos do mar e alface são algumas das principais fontes de vitamina B12, portanto, é possível consumi-las diariamente sem prejudicar em nada a sua dieta.

Além disso, se você é adepto(a) da dieta vegetariana ou vegana, é possível que precise de suplementação da vitamina B12, devido a ausência desse nutriente na sua alimentação. Mas essa necessidade deverá ser avaliada pelo seu nutricionista, que indicará alimentos que devem ser incluídos no seu cardápio diário – mais uma vantagem dessa vitamina.
Resumindo: não se pode dizer que a vitamina B12 emagrece, mas ela pode sim auxiliar na perda de peso, além de ser altamente benéfica para o organismo. Portanto, este é um nutriente indispensável no seu cardápio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *