Kefir: Benefícios e Contra Indicações

kefir

Kefir é consumido em todo o mundo e tem sido há séculos. É uma bebida láctea fermentada desenvolvida nas montanhas do norte do Cáucaso e de acordo com a crença popular o nome Kefir vem da palavra turca keyif, que se refere ao “bom sentimento” que uma pessoa obtém depois de tê-la bebido.

Ele tem sido popular em partes da Europa e da Ásia há muitos anos, mas só recentemente começou a ganhar popularidade nos Estados Unidos, devido ao crescente interesse em probióticos e saúde intestinal.

Kefir (Benefícios e Contra Indicações)

O Que é?

Kefir é feito usando bactérias, dando-lhe qualidades probióticas. Os probióticos são atribuídos com suporte a funções digestivas saudáveis.

Enquanto o iogurte é a fermentação de bactérias no leite, o kefir é uma combinação de bactérias e fermentações de levedura. A combinação de bactérias e leveduras é chamada de “grão de kefir”.

Os grãos de kefir não são grãos típicos, como trigo ou arroz, e não contêm glúten. O leite é combinado com os grãos de kefir e armazenado em uma área quente para “cultura”, produzindo a bebida de kefir.

Kefir tem um sabor azedo e picante, e uma consistência semelhante a um iogurte potável. Devido ao processo de fermentação, o kefir pode ter um pouco de carbonatação.

Muitos dos benefícios para a saúde do kefir são atribuídos ao seu conteúdo probiótico. Os probióticos, ou “bactérias boas”, são organismos vivos que podem ajudar a manter movimentos intestinais regulares, tratar certas condições digestivas e apoiar o sistema imunológico.

kefir contra indicações

Tipos

Embora o kefir seja tipicamente feito a partir de leite de vaca, também pode ser produzido a partir do leite de outros animais, como cabras ou ovelhas, ou de leites não lácteos.

Kefir feito a partir de leite de vaca está disponível em variedades de leite sem gordura, baixo teor de gordura e leite integral.

Kefir também está disponível em variedades simples e aromatizadas.

Benefícios do Kefir

O consumo de kefir ainda está sendo pesquisado, mas os benefícios potenciais incluem:

1. Controle de açúcar no sangue
Em 2015, um pequeno estudo comparou os efeitos do consumo de kefir e leite convencionalmente fermentado nos níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes .

Os participantes que consumiram o kefir tiveram níveis significativamente mais baixos de açúcar no sangue em jejum do que aqueles que consumiram o leite convencional fermentado.

Os participantes do grupo do kefir também apresentaram diminuição dos valores de hemoglobina A1c, que são uma medida do controle de açúcar no sangue ao longo de 3 meses.

2. Baixar o colesterol
Um estudo de 2017 analisou as mudanças nos níveis de colesterol entre as mulheres que bebem leite desnatado ou kefir. Os participantes bebiam 2 porções diárias de leite com baixo teor de gordura, 4 porções diárias de leite com baixo teor de gordura ou 4 porções por dia de kefir.

Após 8 semanas, aqueles que beberam kefir mostraram reduções significativas no seu total e seus níveis de “colesterol ruim” em comparação com aqueles que bebiam apenas 2 porções por dia de leite com baixo teor de gordura.

Os participantes que consumiram 4 porções diárias de leite com baixo teor de gordura também reduziram os níveis de colesterol.

Os probióticos no kefir podem desempenhar um papel na quantidade de colesterol que o corpo absorve dos alimentos. Eles também podem afetar como o corpo produz, processa e usa colesterol.

3. Nutrição aumentada
Os nutrientes no kefir dependem do tipo de leite usado para fazê-lo. Geralmente, é uma boa fonte de proteína, cálcio e potássio. Algumas marcas são fortificadas com vitamina D também.

4. Melhor tolerância à lactose
Pessoas com intolerância à lactose podem ser capazes de consumir kefir sem apresentar sintomas, já que as bactérias presentes no kefir quebram grande parte da lactose.

A principal marca de kefir nos EUA afirma ser 99% livre de lactose.

Um pequeno estudo em 2003 concluiu que o seu consumo melhorou a digestão da lactose ao longo do tempo e poderia ser usado para ajudar a superar a intolerância à lactose.

Notou que o kefir aromatizado produzia mais sintomas adversos que o kefir puro, provavelmente devido a açúcares adicionados no produto aromatizado.

kefir benefícios

5. Melhoria da saúde do estômago
Kefir pode ser capaz de ajudar a tratar problemas digestivos, como diarréia ou intolerância à lactose.

O estômago contém bactérias boas e más. Manter um equilíbrio entre eles é uma parte importante de manter o estômago saudável.

Doenças, infecções e alguns medicamentos, como antibióticos podem perturbar esse equilíbrio.

Os probióticos são semelhantes às bactérias boas encontradas naturalmente no trato digestivo e podem ajudar a manter um equilíbrio saudável.

Há algumas evidências de que os alimentos probióticos, como o kefir, podem ajudar a tratar a diarréia causada por uma infecção ou antibióticos.

6. Propriedades curativas
Estudos laboratoriais mostraram que o kefir pode ter propriedades antibacterianas e antifúngicas, embora seja necessária mais investigação.

Pesquisas mostram que tem o potencial de ser benéfico contra gastroenterites , infecções vaginais e infecções fúngicas.

Uma revisão de 2016 relatou que o kefir diminuiu a gravidade dos sintomas em camundongos infectados com um parasita.

7. Controle de peso
Outro estudo relatou que o consumo de kefir reduziu o peso corporal e o colesterol total em ratos obesos. No entanto, mais pesquisas sobre pessoas são necessárias.

Mais artigos interessantes:

Fazendo Kefir em Casa

Kefir é feito usando as fermentações de levedura e bactérias. Esta mistura cria grãos de kefir, que podem ser combinados com leite para criar uma bebida picante.

Uma pessoa pode fazer kefir em casa em um ambiente limpo. Utensílios, equipamentos de cozinha e as mãos de uma pessoa devem ser lavados com sabão e água antes de começar.

Você vai precisar de:

  • Grãos de kefir ativos;
  • Leite (qualquer tipo);
  • Frasco de vidro;
  • Filtro de café de papel ou gaze;
  • Elástico;
  • Espátula de silicone ou colher de pau (utensílio não-metálico);
  • Filtro de malha não metálica;

Preparação

Combine 1 colher de chá de grãos de kefir para cada xícara de leite em uma jarra de vidro. Cubra o frasco com o filtro de café de papel e prenda com um elástico.

Guarde o frasco em um lugar quente em torno de 70 ° F por 12-48 horas, dependendo do seu gosto e do calor da sala.

Uma vez que o leite tenha engrossado e tenha um sabor picante, coe o kefir em um recipiente de armazenamento. Cubra bem e guarde até 1 semana.

Existem algumas dicas para estar ciente de quando fazer kefir em casa:

  • A exposição ao metal pode enfraquecer os grãos de kefir, portanto evite utensílios de metal.
  • Temperaturas acima de 90 ° F podem estragar o leite.
  • Mantenha o jar longe da luz solar direta.
  • Os grãos de kefir coados podem ser mantidos para fazer novos lotes.
  • Agite se começar a separar enquanto está sendo armazenado.
  • Para fazer um kefir com sabor de frutas, pique a fruta e acrescente-a ao kefir tenso. Deixe descansar por mais 24 horas. Re-tensione se desejado.

Como Usar

O kefir pode ser usado em muitas maneiras como o leite e o iogurte são usados.

Pode ser bebido como uma bebida, usado como líquido de mistura em um smoothie, ou derramado sobre cereais ou aveia.

Também pode ser usado em produtos de panificação, sopas, molhos ou saladas, embora o calor pode diminuir significativamente a concentração de probióticos.

Contra-Indicações

Kefir é seguro consumir, mas uma pessoa deve considerar alguns fatores antes de adicioná-lo a uma dieta regular.

Enquanto as pessoas que são intolerantes à lactose podem beber kefir sem sintomas, outras com alergia ao leite não devem consumir o kefir feito de leite, pois isso pode causar uma reação alérgica.

Como é feito de leite, contém um pouco de açúcar. Alguns kefirs pré-embalados e aromatizados têm altas quantidades de açúcar adicionado.

As pessoas com diabetes devem ter um cuidado especial para ler o rótulo e manter as variedades simples sem adição de açúcar.

Quando feito tradicionalmente, o kefir pode conter vestígios de álcool. Muitas marcas comerciais de kefir são livres de álcool.

E então, já ficou a saber mais sobre os benefícios do kefir, o que é, como fazer, como usar, contra-indicações, etc…?

Deixe nos comentários abaixo qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura deste artigo.

diadedieta

Quer aprender como fazer uma dieta saúdavel e que realmente emagrece?

Clique no botão abaixo para mais informações!
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

diadedieta

Quer aprender como fazer uma dieta saúdavel e que realmente emagrece?

Clique no botão abaixo para mais informações!
close-link