Tipos de Batatas e as Suas Diferenças

tipos de batatas

No mercado mundial existem diversos tipos de batatas, sendo que algumas são mais indicadas para frituras, enquanto que outras são melhores cozidas.

A verdade é que todas as batatas têm características nutricionais semelhantes, e juntas, perdem apenas para o trigo e o arroz como grande alimento nutricional.

Nestes tubérculos nada se perde, até mesmo as suas cascas são ricas nutricionalmente, daí a sua maior característica como fonte de alimento para todas as pessoas. Dentre os nutrientes, se destaca: A vitamina C e as do complexo B, o Ferro, o potássio e o cálcio.

As batatas são bastante versáteis na cozinha. Com elas, você pode preparar os mais variados pratos, isso porque é possível utilizá-las na preparação de massas, bolos, pães, purê, sopas, saladas, além do que podem ser servidas fritas, assadas ou cozidas.

Tipos de Batatas e as suas Caraterísticas

Neste artigo, faremos uma listagem com os 4 principais tipos de batatas encontradas no mundo todo, e que servem para preparar os mais saborosos pratos! Confira comigo a partir de agora!

Batata Asterix

A batata Asterix ainda não é muito conhecida entre a população, até porque ganhou esse nome a pouco tempo atrás. Antigamente essa batata era chamada de holandesa,

isso porque ela foi desenvolvida na Holanda, especificamente em Saint Annaparochie, no ano de 1977. A partir do cruzamento entre as batatas SVP Ve 709 e cardinal, surgiu a batata Asterix.

Ela possui uma casca grossa e com aspecto rosado, e o que se destaca é a existência de uma maior quantidade de amido quando comparada com outros tubérculos.

É por esta razão ser amplamente utilizada para frituras, e excelente para nhoque e purê.

A batata Asterix possui grande quantidade de potássio e vitamina C, e é tida como uma fonte indispensável de carboidratos. Dadas essas qualidades, o vegetal é largamente utilizado em grandes restaurantes.

Na Europa, é um dos tipos de batatas mais utilizados, principalmente para o processamento das famosas batatinhas pré-fritas e congeladas. Isso se deve especialmente à sua característica marcante de facilidade de cultivo e de armazenamento.

batata asterix

Batata Rosa

A batata Rosa é muito semelhante à batata Asterix, e ganha esse nome justamente por apresentar uma casca de cor rosada.

Além dessa característica, também possui a casca grossa e uma polpa bem amarelada, e apresenta grandes quantidades de vitamina C.

Devido à sua baixa quantidade de água, esse tubérculo é essencial na cozinha de frituras, uma vez que apresenta uma certa rigidez e característica farinhenta. Apesar disso, também é grandemente indicada para o cozimento.

Os pratos preparados com batata rosa apresentam um sabor e aroma característico, além de serem bastante cremosos.

batata rosa

Batata Baraka

A batata baraka também é de origem holandesa e não é muito fácil de ser encontrada no mercado, embora exista lugares que a encontre com abundância.

Quando é encontrada na feira, sua casca ainda apresenta muita sujeira de areia, sendo por isso conhecida também como batata suja.

Esse vegetal possui pouca quantidade de água, sendo assim, bastante firme, seca e farinhenta, e em seu interior, ou seja, sua polpa predomina a cor amarela.

Por estas características é excelente para frituras. Apesar disso, também é muito boa para cozimento.

A batata baraka é mais seca em relação a outras, é adequada para armazenamento, inclusive consegue ficar guardada sem se degradar por um período bem longo de tempo.

batata baraka

Batata Binge

A batata binge, ou bintje como também é conhecida em outros países, é largamente cultivada na Bélgica e na Holanda.

No Brasil ela é pouco conhecida e dificilmente encontrada, ainda assim, é considerada como uma rainha entre todos os tipos de batatas.

Com formato arredondado ou oval e uma polpa bastante amarelada, firme e com baixa quantidade de água, é riquíssima em vitamina C e do complexo B, além das grandes quantidades de ferro, cálcio e potássio.

Com essas características, a batata binge é altamente indicada para as frituras, e pode ser também utilizada assada ou cozida e no preparo de sopas e massas.

batata binge

E então, já ficou a saber mais sobre quais são os tipos de batatas existentes e as suas diferenças e caraterísticas?

Deixe nos comentários abaixo qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura deste artigo.

diadedieta

Quer aprender como fazer uma dieta saúdavel e que realmente emagrece?

Clique no botão abaixo para mais informações!

DiadeDieta irá apenas enviar emails informativos e promocionais sobre dietas e alimentação

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

diadedieta

Quer aprender como fazer uma dieta saúdavel e que realmente emagrece?

Clique no botão abaixo para mais informações!

DiadeDieta irá apenas enviar emails informativos e promocionais sobre dietas e alimentação

close-link